+35
°
C
+38°
+27°
Teresina
Segunda, 07
Terça
+37° +21°
Quarta
+38° +22°
Quinta
+38° +23°
Sexta
+37° +27°
Sábado
+37° +25°
Domingo
+36° +26°
Ver Previsão 7 Dias

TERESINENSES REJEITAM MUDANÇAS NAS VIAS PÚBLICAS DE TERESINA

TERESINENSES REJEITAM MUDANÇAS NAS VIAS PÚBLICAS DE TERESINA

MOBILIDADE URBANA

60% DOS TERESINENSES REJEITAM

AS MUDANÇAS NAS VIAS PÚBLICAS DE TERESINA

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Piauí, órgão do MISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DO PAUÍ (MPF/PI), divulgou o resultado de um CONSULTA PÚBLICA sobre as últimas alterações promovidas nas VIAS PÚBLICAS de Teresina pela STRANS.

Mais esta ação do MPF/PI, comprova na prática trabalho sério e implacável que os PROMOTORES FEDERAIS, os quais empreendem esforços para proteger os INTERRESSES COLETIVOS da SOCIEDADE TERESINENSES, monitorando de perto os gestores públicos eleitos.

A CONSULTA PÚBLICA foi respondida exatamente por 630 teresinenses de forma completa, e ainda,  por 35 pessoas de forma incompleta.

Desse total, 59,21% rejeitaram as alterações feitas pela STRANS(Superintendência Municipal de Transporte e de Trânsito de Teresina) nas VIAS PÚBLICAS da cidade.

Todas as ações dos órgãos da prefeitura de Teresina acontecem à mando do prefeito Firmino Filho(PSDB), e no pior das hipóteses, sob sua autorização.

ASPECTOS MENCIONADOS PELOS ENTREVISTADOS:

Dentre os aspectos mencionados pelo CIDADÃO TERESINENSE, o único que atingiu aprovação da maioria, foi a reorganização na região do bairro Marquês de Paranaguá, zona norte da capital.

Das manifestações que mencionaram as mudanças promovidas naquela região, 28 pessoas julgaram que as medidas foram úteis à reorganização das VIAS PÚBLICAS no local, enquanto 20 pessoas referiram-se às medidas como ineficazes.

FAIXAS SEMI-EXCLUSIVAS PARA ÔNIBUS

Outro aspecto verificado nas opiniões diz respeito à criação das FAIXAS SEMI-EXCLUSIVAS para os ônibus.

O item foi julgado como prejudicial ao trânsito, ressaltando-se que muitos dos que rejeitaram a medida o fizeram em razão de a Prefeitura de Teresina ter utilizado VIAS PÚBLICAS ESTREITAS para implantar TRÊS FAIXAS DE TRÂNSITO, sendo duas FAIXAS para todos os outros meios de transporte de passageiros e cargas, e outra FAIXA SEMI-EXCLUSIVA para a circulação do TRANSPORTE COLETIVO(ÔNIBUS).

Na REGIÃO NORTE de Teresina, um exemplo bastante significativo foi citado, o caso da Rua Anísio de Abreu. Dentre os que se manifestaram acerca da criação da FAIXA SEMI-EXCLUSIVA na referida rua, 30 REJEITARAM A MEDIDA.

A criação das FAIXAS SEMI-EXCLUSIVAS também provocou a insatisfação de pessoas em outras regiões da cidade.

Na ZONA SUL, as críticas mencionaram especificamente a AVENIDA MIGUEL ROSA e a AVENIDA BARÃO DE GURGUÉIA.

Dos que se referiram às duas avenidas, 20 pessoas DESAPROVARAM A CRIAÇÃO DA FAIXA SEMI-EXCLUSIVA.

Na ZONA LESTE de Teresina, a Avenida Presidente Kennedy e a DOM SEVERINO foram citadas com muita indignação pelos teresenses.

Dos consultados, 25 pessoas foram contrárias às alterações na Avenida Presidente Kennedy efetivadas pelo FECHAMENTO DOS RETORNOS e inclusão de FAIXAS SEMI-EXCLUSIVAS para o uso do TRANPORTE COLETIVO.

O maior ênfase foi registrado com relação à Avenida Dom Severino, que passou por alterações extremamente prejudiciais à qualidade da MOBILIDADE URBANA da região.

Foram ouvidas 58 teresinenses nas imediações da Avenida Dom Severino, e todos foram contrários às mudanças empreendidas naquela via, especificamente no que diz respeito ao FECHAMENTO DOS RETORNOS e ROTATÓRIAS.

A CONSULTA PÚBLICA ainda não foi concluída e novas diligencias estão em andamento pelas mãos do MPF/PI, que utilizará as PROVAS MATERIAIS num INQUÉRITO CÍVIL PÚBLICO que apura as MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE TERESINA feitas pela STRANS na gestão do prefeito FIRMINO FILHO(PSDB).

Somente após as suas conclusões é que O PROCURADOR REGIONAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO NO PIAUÍ, ALEXANDRE ASSUNÇÃO E SILVA, adotará as providências cabíveis.

 PORTAL DO CENTRO TERESINA/PI 
DO TAMANHO DO BRASIL
19.02.16 
 
CURTA NOSSA PÁGINA E RECEBA NOTÍCIAS EM TEMPO REAL 
https://www.facebook.com/portaldocentroteresina.pi/