+35
°
C
+38°
+27°
Teresina
Segunda, 07
Tera
+37° +21°
Quarta
+38° +22°
Quinta
+38° +23°
Sexta
+37° +27°
Sbado
+37° +25°
Domingo
+36° +26°
Ver Previso 7 Dias

HISTORIADOR RENOMADO ABRIRÁ A I SEMANA DE HISTÓRIA DA FID

HISTORIADOR RENOMADO ABRIRÁ A I SEMANA DE HISTÓRIA DA FID

EDUCAÇÃO

A cidade de Parnaíba terá um grande evento sobre HISTÓRIA, que acontecerá entre os dias 05 e 07 de Junho de 2017.

A Primeira Semana de História da FID, tem como temática em sua primeira edição: A História e o ofício do historiador: caminhos e descaminhos contemporâneos.

O Evento terá a abertura do renomado historiador paraibano Durval Muniz de Albuquerque Jr., que atualmente reside na cidade de Natal onde é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sua experiência na área de História recai no campo da Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, nordeste, masculinidade, identidade, cultura, biografia histórica e produção de subjetividade.

Fez  estágio de pós-doutorado junto a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Foi Presidente da ANPUH (Associação Nacional de História), principal órgão representativo dos historiadores no país.

Dentre as estudantes do grupo que organiza o evento está a aluna de história da FID, Andreina  Abreu, que analtece a grande oportunidade de avanço intelectual  e educacional para Paranaíba, para os alunos e pessoas que participarem deste envento tão importante, capaz de clarear as melhores abordagens sobre os temas.

A I SEMANA DE HISTÓRIA DA FID (FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA), tem como principais propostas as discussões sobre o tema, dentre outros pertinentes ao cenário histórico atual.

Terá ainda discussões profundas sobre as Reforma do Ensino Médio e os impactos da retirada da obrigatoriedade do Ensino de História para a educação nacional.

Outra Reflexão será discutida sobre os currículos como base nacional comum e os impactos sobre a História Regional;

As implicações e possibilidades do ensino de História no cenário contemporâneo, frente à constituição de movimentos conservadores, tais como o PORGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO.

Os impactos do cenário político atual e as leituras dos historiadores frente a este cenário de avanço conservador.

O ofício e a formação intelectual do historiador no cenário contemporâneo marcado pela diminuição de investimentos em políticas universitárias e educacionais.

O Evento é organizado pela FID, com a colaboração de uma turma de estudantes coordenados pelo professor Sérgio Luiz e pela professora Camila Lima.

JORNAL DO CENTRO

DO TAMANHO DO BRASIL

PARNAÍBA / PI

03.06.17