+35
°
C
+38°
+27°
Teresina
Segunda, 07
Tera
+37° +21°
Quarta
+38° +22°
Quinta
+38° +23°
Sexta
+37° +27°
Sbado
+37° +25°
Domingo
+36° +26°
Ver Previso 7 Dias

CANTO DO BURITI ENFRENTA O PROBLEMA DOS LIXÕES URBANOS

CANTO DO BURITI ENFRENTA O PROBLEMA DOS LIXÕES URBANOS

LIMPEZA PÚBLICA

Dois anos depois da lei que proibiu os lixões no Brasil, o problema está longe de uma solução definitiva em Canto do Buriti.

Os Lixões Urbanos tornaram-se um problema vergonhoso para a imagem e o bem estar da cidade.

O Lixo Urbano continua sendo depositado a céu aberto em vários locais da cidade.

A reportagem do Portal do Centro Canto do Buriti identificou um destes LIXÕES URBANOS há poucos quilômetros do centro de Canto do Buriti, nas proximidades do Anel Viário. 

Dentro de um terreno abandonado nas proximidades do Anel Viário, cruzamento da PI 141, o LIXÃO URBANO desrespeita os princípios ambientais bem em frente de Restaurantes e  Clubes de Shows.

A Limpeza Pública deve ser levada a sério, pois do contrário, os Lixões Urbanos tornan-se fonte de poeira tóxica e mau cheiro, atraindo moscas, urubus, insetos  que podem causar doenças na população da cidade.

Neste terreno são depositados todo tipo de lixo, o doméstico e o hospitalar que pode ser o mais perigoso.

Os cantoenses que transitam peloaquele local podem sofrer contaminação e correm o risco de graves problemas à saúde.

Notoriamente, os Lixões Urbanos prejudicam o meio ambiente de forma hemorrágica, contaminando o solo, o lençol de águas subterrâneas, isso por conta do Chorume produzido pela deconposição do lixo orgânico.

Além disso, materias radiotivos como pilhas, baterias de celular, produtos químicos e Lixo Hospitalar, podem produzir a emissão de gás metano, altamente inflamável.

Para agravamento da situação, segundo informações de moradores de alguns bairros, o carro de coleta de lixo não passa em todas as ruas, obrigando os moradores a depositarem o lixo produzido em suas casas em terrenos baldios ou até mesmo na própria rua.

Em cumprimento a lei, desde o final da década de 80. os LIXÕES URBANOS no Brasil não poderiam mais existir. 

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos definiu há seis anos prazo para que estados e municípios criassem medidas urgentes para garantir a disposição adequada ao lixo que eventualmente não pudesse ser reciclado.

E ainda, a construção de Aterros Sanitários apropriados para evitar a poluição e a contaminação do solo e do ar.

Este prazo findou em agosto de 2014.

A gestão de resíduos sólidos (lixo) é coisa séria.

Quando o lixo fica jogado nas ruas, além de produzir mau cheiro atrai urubus, insetos e moscas transmissores de doenças.

Quando isto acontece, evidencia falta de compromisso da gestão municipal com a saúde da população, especialmente a mais carente.

O município de Canto do Buriti precisa acabar com os LIXÕES URBANOS, atendendo os princípios da preservação do Meio Ambiente e cumprindo a lei.

Para isto, é necessário criars-e um sistema eficiente de GESTÃO DE RESIDUOAS SÓLIDOS, capaz de organizar melhor e com qualidade todo o serviço de Coleta de Lixo Seletiva, sua destinação e reciclagem.

PORTAL DO CENTRO CANTO DO BURITI/PI
DO TAMANHO DO BRASIL |  28.07.16

 

Curta Nossa Página e Receba Notícias em Tempo Real
https://www.facebook.com/Portal-do-Centro-Canto-do-BuritiPI-320186148325303/?fref=ts