+35
°
C
+38°
+27°
Teresina
Segunda, 07
Tera
+37° +21°
Quarta
+38° +22°
Quinta
+38° +23°
Sexta
+37° +27°
Sbado
+37° +25°
Domingo
+36° +26°
Ver Previso 7 Dias

GARIS DA PREFEITURA DE UNIÃO SÃO EXPOSTOS À CONTAMINAÇÃO

GARIS DA PREFEITURA DE UNIÃO SÃO EXPOSTOS À CONTAMINAÇÃO

LIMPEZA PÚBLICA

por Aldo Melo 

A cidade de União coloca nas ruas diariamente, uma quantidade gigantesca de lixo a ser levada a um lixão, longe de ser um aterro sanitário de vergonha e devidamente regulamentado dentro das normas ambientais. 

Se não bastasse o desrespeito às leis por parte da gestão da prefeitura de União, os trabalhadores da coleta do lixo estão expostos a um alto risco de contaminação, por conta de não receberem a valorização devida, que exige uniformes patronizados, botas, calçados de canos compridos, luvas; máscaras, bem como as joelheiras e cuidados necessários que requer para a execução das atividades de coleta de lixo.

O regulamento do Ministério do Trabalho que classifica o trabalho em contato permanente com o lixo urbano (coleta) como atividade insalubre, em grau máximo, não distingue entre os trabalhadores que recolhem e os que varrem o lixo urbano. Ainda de acordo com o Ministério do Trabalho recomenta o pagamento de 40% de adicional de salubridade para todos os trabalhadores coletores de lixo urbanos.

Esses desrespeitados trabalhadores estão expostos a seis tipos diferentes de riscos ocupacionais:

1. Fisicos: ruídos, vibrações,calor, frio, umidade.
2. Químico: gases, névoa, neblina, poeira, subtância química tóxicas.
3.Mecânicos: atropelamento, quedas, esmagamentos pelo compactador de lixo, fraturas.
4.Ergonômicos: sobrecarga da função osteomuscular e da coluna vertebral, com conseguente comprometimento patológico e adoção depostura forçado incômodos.
5.Biológico: contados com agentes biológicos patogênicos (bactérias, funcos, parasitas, virus), principalmente através de materiais perfuro-cortantes.
6. Sociais: falta de treinamentos e condições adequada de trabalho.

JORNAL DO CENTRO UNIÃO/PI
DO TAMANHO DO BRASIL
15.10.15